O Brasil é Grande. Temos a 5ª maior extensão territorial do mundo, somos aproximadamente 50% do território, população e economia de toda América do Sul, e a grande maioria das empresas ainda nem começou a explorar seu potencial de mercado. Então faria sentido concentrar os esforços de venda por aqui, onde conhecemos a cultura, as leis, os gostos... Afinal, ainda temos um grande caminho a percorrer, correto?
Sim. Correto. MAS, também temos uma crise econômica a mais ou menos cada 5 anos, onde o mercado inteiro estagna ou entra em declínio. E quando isso acontece, o país inteiro anda junto, independentemente de qual sua fatia de mercado. Então colocar todos seus ovos nessa mesma cesta é um risco enorme!
Agora, se o Brasil é grande, o mundo é ainda mais! Parece óbvio, mas nem sempre nos lembramos do potencial de crescimento fora das nossas fronteiras. Pode ser por motivos simples, como desconhecimento da língua, cultura ou legislação em outros países; confusão a respeito dos regulamentos e procedimentos dos processos de internacionalização (exportação, importação e investimento estrangeiro direto); ou até mesmo o simples medo de encarar o desconhecido, e investir em algo novo sem ter garantia de resultado. Bem, todo investimento carrega consigo algum tipo de risco – seja aprender a andar de bicicleta (podemos cair e nos machucar), iniciar um relacionamento (podemos sair de coração quebrado), criar um novo produto para vender (o mercado pode não gostar de algum aspecto dele, e não querer comprar), ou abrir um novo mercado (o vendedor novo pode não performar, os impostos podem ser diferentes, o frete muito caro...). E para mitigar esses riscos, contamos com a ajuda de profissionais que nos ajudam a entender o novo ambiente, a fim de contornar e superar as dificuldades que ele apresenta: contadores, advogados, gestores de transporte, vendas e engenharia. Tudo para que o resultado dessa nova incursão seja o mais positivo possível. Erros ocorrerão com certeza – só precisamos que os acertos os compensem!
BENEFÍCIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Um processo de internacionalização não é diferente. E exportar oferece várias vantagens à empresa. Nós gostamos de pontuar os seguintes benefícios:
- CRESCER MAIS RÁPIDO! Mais mercados e populações maiores equivalem a mais oportunidades de vendas, à medida que o mundo se torna mais integrado e desenvolve gostos semelhantes. A ONU prevê que a população mundial seja de 9,5 bilhões até 2050. Onde estarão seus clientes?
- PEQUENAS EMPRESAS EXPORTAM COM SUCESSO: Muitas pequenas empresas descobriram que sua vantagem competitiva reside em alguma forma de vantagem tecnológica ou criativa. Muitos têm produtos 'únicos', 'exóticos', 'de origem' ou 'de nicho' que estão sempre em demanda no exterior!
- COMPENSAR SAZONALIDADE: Achatar a curva sazonal e as flutuações do mercado para alcançar um cronograma de produção e desempenho de vendas mais uniformes.
- VENDER CAPACIDADE OCIOSA: Reduza o excesso de estoques, sua capacidade ociosa e pessoal excedente, devido a uma economia doméstica em dificuldades.
- SOBREVIVER ÀS CRISES: Colocar todos os seus ovos em uma única cesta deixa sua empresa vulnerável. Ao expandir para mercados internacionais e diversificar seu risco em uma base maior de clientes, as empresas se tornam menos dependentes dos altos e baixos da economia doméstica. Apenas 30% de sua produção alocada em 5 países diferentes garante sua sobrevivência em qualquer cenário.
- EXPERIÊNCIA! Conhecer o que funciona em diferentes mercados ajuda as empresas a se adaptarem às mudanças nas demandas dos clientes e contribui para a flexibilidade, competitividade e resiliência gerais.
- EXPANDIR O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS: Adicione vida sustentável à sua linha de produtos atuais, expandindo seu alcance em mercados inexplorados.
- ALCANÇAR FINANCIAMENTOS DE BAIXO CUSTO junto a bancos estatais a taxas subsidiadas, que podem ajudar a financiar suas iniciativas de exportação.
- SER MAIS PRODUTIVO E COMPETITIVO: Aumente sua produtividade vendendo em mercados maiores, criando economia de escala que ajudam a reduzir os custos unitários e aumentam a eficiência com produtos de ampla aceitação. global. Além disso, você estará exposto a novas ideias, tecnologias, processos, recursos e equipamentos mais baratos.
- SER MAIS INOVADOR: Se expor a outras maneiras de fazer negócios fornece aprendizado constante sobre novas tecnologias e processos, que podem ajudá-lo a ser mais eficiente e relevante.
- CRIAR OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO: Estabelecer sua empresa no exterior fornecerá uma nova perspectiva global e poderá facilitar melhorias nos produtos novos e existentes. Muitas vezes, as empresas descobrem um produto inovador desenvolvido para um mercado externo que também se mostra um sucesso no mercado interno.
- CRESCIMENTO ECONÔMICO GLOBAL: As preferências do consumidor, moldadas principalmente por renda, mudança de estilo de vida e evolução das preferências culturais, determinam amplamente os itens disponíveis em diferentes mercados. Nos mercados dos países em desenvolvimento, rendas mais altas resultam em melhorias no estilo de vida, com aumento da demanda por produtos de maior valor.
- VALORIZAR SUA MARCA: As marcas exportadas sem beneficiam de um maior valor percebido por parte dos consumidores, o que aumenta sua credibilidade e demanda.
- NETWORKING: Obtenha novos conhecimentos e experiências criando redes globais de distribuidores, parceiros, fornecedores, clientes, prestadores de serviços, associações industriais e contatos governamentais. Você também se torna especialista em mercados e, entre isso e suas redes, lhe prontifica a aproveitar novas oportunidades.
- STATUS COMO EXPORTADOR: Usufrua do que faz! Parte da vida é se divertir – mesmo no trabalho. Muitos empreendedores adoram as oportunidades de visitar seus novos distribuidores em Paris, ou fazer ligações de vendas em Tóquio ou Berlim. É emocionante aprender sobre novas culturas, fazer amizade com pessoas de outros países, experimentar alimentos incomuns, geralmente exóticos. Não só é divertido, mas aproxima o mundo.
- APROVEITE os custos de transporte relativamente mais baixos; a redução contínua das barreiras comerciais advindas de acordos comerciais; as taxas de câmbio favoráveis; as melhorias no financiamento comercial, na Internet e o aumento do acesso aos mercados mundiais.
PROBLEMA: O CUSTO TRADICIONAL DE DESENVOLVER GRANDES CLIENTES
Tudo isso é muito legal, né? Mas cria um problema, que era difícil de resolver (até agora): o investimento para se desenvolver novos mercados sempre foi muito alto, e nem todas as empresas dispões do caixa livre necessário para bancar esse custo. Dados da Apex, corroborados por nossos clientes e pela nossa própria experiência mostram que precisamos de:
- UM GESTOR EXPERIENTE, que conheça tanto o produto quanto as possibilidades de adequação do mesmo (ou seja, tem que conhecer chão-de-fábrica), saiba se comunicar (bem) em outras línguas, e tenha uma boa quilometragem de viagens e desenvolvimentos, para ser efetivo em suas negociações. Esse não é um profissional barato, nem está prontamente disponível no mercado (que é o motivo de encontrarmos geralmente o diretor das empresas cumprindo esse papel, mas sem a possibilidade física para dedicar o tempo necessários à atividade).
- UMA EQUIPE LOCAL DE SUPORTE PROFISSIONAL, para cuidar das burocracias, procedimentos operacionais e ajudar quando o gestor estiver viajando.
- UMA ESTRUTURA MÍNIMA de trabalho e material de marketing trilíngue, incluindo website, catálogos, internet rápida, etc.
- VIAGENS INTERNACIONAIS são um dos principais custos atrelados a essa atividade: esse vendedor terá de fazer pelo menos uma viagem mensal para visitar clientes e desenvolver mercados, o que significa pagar por traslados, estadias, alimentação, comunicação, etc.).
* custos variam por região
Fonte: Apex Brasil
Somando tudo isso, temos um custo mensal aproximado de R$ 34.000, ou algo em torno de R$ 400.000 anuais – isso sem contar exposição em feiras internacionais, que podem custar esse montante todo num único evento!
Atrelado a isso, temos uma curva de aprendizado longa (+/- 5 anos), com um ponto de equilíbrio lá pelo 6º ano – e quem sabe qual a crise econômica que vai se instaurar até lá, mudando todo o cenário? Isso acarreta em baixa eficiência, riscos altos e resultados incertos; e é o principal detentor do investimento no processo de internacionalização das empresas.
CAIXEIRO VIAJANTE
O principal responsável por todo esse custo atrelado ao processo de desenvolvimento de mercados internacionais para exportação de produtos é o método utilizado. Desde a época das grandes navegações é que se faz comércio exterior da mesma maneira, e é aí que mora a falha, pois nas cadeias de fornecimento tradicionais:
- NECESSITAMOS DE ALTOS INVESTIMENTOS para encontrar clientes “grandes”, que vão comprar “containers fechados” de mercadoria, para distribuir em seu mercado. Essa é a empresa que “decide” quais produtos estarão disponíveis no mercado, pois é a única na cadeia com know-how para desenvolver fornecedores internacionais, e experiência nos trâmites logísticos e aduaneiros;
- DEPENDEMOS DE UM ÚNICO IMPORTADOR com alto poder de barganha, que negocia preços muito baixos, onde necessariamente deve haver espaço para as margens de toda a cadeia de fornecimento posterior.
- NICHOS DE MERCADO NÃO INTERESSAM a grandes importadores, pelo pequeno volume de demanda relativo ao grande mercado. Por isso muitas vezes não conseguimos “empurrar” produtos específicos, onde mora nossa maior competitividade.
- SOFREMOS GRANDE CONCORRÊNCIA a nível mundial, pois esse “grande importador” pode comprar de nós, ou de qualquer um dos 300 concorrentes chineses, 200 indianos, 30 italianos, 20 alemães, 30 americanos.... A concorrência é ferrenha, pois os volumes são (teoricamente) grandes. Esse cliente fará o que é melhor para si, apenas, pois não tem escassez de fornecedores para os produtos que lhe interessam.
- FICAMOS AFASTADOS DO CLIENTE REAL, pois esse “grande importador” normalmente demanda produtos com sua própria marca (OEM), e é nosso único ponto de contato e feedback com o mercado.
SOLUÇÃO: O NOVO E-COMMERCE GLOBAL
Mas o ano é 2020, e o ser humano já percorreu uma longa jornada. Novas tecnologias estão mudando a forma de trabalhar e consumir, principalmente nos últimos 10 anos. A UNCTAD E-commerce Week 2019 confirmou a previsão de que até 2030 (ou seja: “semana que vem”) esse relacionamento entre pessoas e empresas seja preponderantemente realizado por canais virtuais. Já em 2016 o volume de e-commerce B2B (Business to Business) foi mais que o dobro do B2C (Business to Consumer)! Essa é uma tendência sem volta, e as empresas que querem atingir esses consumidores, devem participar dos canais certos, da maneira adequada.
Um canal de vendas virtual bem desenvolvido permite acesso a todos os elos da cadeia, criando demanda desde o consumidor final, com feedback real de mercado! Otimizamos a exposição de marca e produto para várias pessoas, lojas, revendedores e distribuidores, sofremos menor dependência e alcançamos margens mais atraentes, mesmo com um ticket médio menor! Onde até agora somente um “grande importador” ditava as regras do mercado, com a exportação digital conseguimos acessar clientes de todos os tamanhos. E novas soluções logísticas resolvem a necessidade de conhecimento prévio e aprofundado de regras e procedimentos aduaneiros para o desenvolvimento de fornecedores internacionais.
A maior parte das empresas ainda está engatinhando no comércio eletrônico! Veja algumas estatísticas que demonstram o potencial desse mercado:
- Existem 7.676 Bilhões de pessoas no mundo, e 5.223 Bilhões (67%) são usuários da internet.
- No Brasil, são 210 milhões de pessoas, e 139 milhões de usuários.
- Em 2018, 23% da população global (1,77 Bilhões de pessoas) compraram US$ 1,474 Trilhões online (US$ 833 por pessoa)!
- No Brasil, 66,4 milhões de usuários gastaram US$ 24,2 Bilhões (US$ 364 por pessoa).
O mundo possui um potencial de vendas online ATÉ 70 (SETENTA) VEZES MAIOR QUE O BRASIL! E nossas empresas são especialistas na maior parte dos grandes grupos com maior crescimento em vendas-online:


Fonte: Wearesocial, Hootsuit
O Brasil é mundialmente famoso por seu design inovador e criativo, e têm produtos exóticos, únicos e atrativos. O mundo GOSTA do nosso país! E devemos aproveitar essas oportunidades.
Além disso, o comportamento dos usuários de internet no mundo todo é semelhante, e comprova a tendência de que esse é o melhor canal para promover nossos produtos:


Fonte: Wearesocial, Hootsuit
LOJA PRÓPRIA vs MARKETPLACES
A plataforma Statista prevê que até 2023 (ou seja: “depois de amanhã”) , quase MEIO TRILHÃO de dólares por ano será investido em publicidade digital. Marketplaces gastam BILHÕES de dólares por ano para aparecerem em primeiro lugar nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa e redes sociais, e apenas 3 (três) gigantes controlam mais de 60% desse mercado
- Como seu cliente encontrará sua loja, no meio desse oceano de opções controladas?
- Qual a real eficácia de seu investimento no dispendioso processo de inbound marketing?


Fonte: Statista


Fonte: Statista
Esses são resultados reais de pesquisas para produtos de alta comercialização:
- Marketplaces (setas rosas) aparecem em 60% (sessenta porcento) dos resultados de busca
- Grandes marcas globais (setas azuis) retornam 20% dos resultados
- Outros 14% são vídeos, artigos e outros hits.
- As lojas online próprias aparecem em apenas 6% (seis porcento) dos resultados de primeira página – ONDE SEU CLIENTE ENCONTRARÁ SEU PRODUTO ??
RESULTADO POSITIVO É UMA QUESTÃO DE ESTRATÉGIA
Nossa estratégia de Marketing Global Multicanal consiste em comunicar com clientes em potencial através dos canais onde eles efetivamente buscam cada tipo de produto, e entregar da melhor forma possível:
- eBay - o vovô do e-commerce. Foi o primeiro Marketplace, e está presente em mais de 20 países
- Amazon - a maior plataforma B2C do mundo, com lojas em 17 países. Depois do Google, Amazon é a principal ferramenta de busca de informações de produtos
- Alibaba - foca em negócios B2B, tem alcance mundial e já é maior que Amazon, eBay, Walmart e Mercado Libre somados!
- Redes Sociais - Facebook é a principal rede social em mais de 130 países
- Fedex - a maior empresa de entregas rápidas do planeta, e tem a segunda maior frota de aviões do mundo.
Temos ainda mais 200 canais especializados em estudo para integração e utilização futura.
COMO FUNCIONA A EXPORTAÇÃO B2C?
Nós colocamos seus produtos à venda em todos esses canais, com projeção global. Nossas equipes nos EUA, Alemanha, China e México trabalham ativamente para promover seus produtos da maneira mais adequada para cada canal/público/produto (e caso sua marca esteja registrada no INPI, podemos montar uma loja exclusiva com seus produtos). Sua marca e produtos estarão sendo veiculados para milhões de usuários ao redor do mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
E quando uma venda for efetuada:
- Enviaremos o pedido para você imediatamente
- A Fedex, nosso parceiro logístico, coletará a carga em 3 dias úteis
- Você emite uma NF de Exportação Indireta para a UNO MUNDO
- Nós cuidamos de todos os trâmites comerciais, aduaneiros, logísticos, bancários, etc.
- O pagamento é realizado em até 28 dias, assim que recebermos os valores do Marketplace, com garantia local, sem custos adicionais e sem burocracia.
É SIMPLES ASSIM!
- Retornos mais rápidos, com baixa dependência de clientes e mercados; e maior segurança econômica a longo prazo.
- Custos mais baixos, com compartilhamento de recursos, tecnologia de ponta, visão de futuro. Nós apresentamos resultados reais!
- Assessoria Especializada, com gerenciamento experiente de processos em todos os elos da cadeia de valor, feedback real de mercado e contato direto com clientes finais.
- Vitrines Internacionais para maior exposição de marca, e otimização de recursos de marketing
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